sexta-feira, 6 de junho de 2014

RECURSOS E TECNOLOGIAS PARA TGD



RECURSOS E ESTRATÉGIAS EM BAIXA TECNOLOGIA PARA ALUNOS COM TGD

                                                                                   Sandra Maria Marques Ribeiro
                                                                                      Atividade da 5ª semana



Os transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) têm como características principais:
● Dificuldades na comunicação/linguagem: deficiência no desenvolvimento da fala, tentativa de comunicação feito por gestos, em atender comandos, reconhecer objetos, falar palavra isolada ou momentos de ecolalia.
● Alterações no comportamento: mudança na rotina e no ambiente, movimentos estereotipados, momentos de pânico e medo.
● Interações sociais e afetivas: manter contato visual, não aceitam contato físico, interesses por objetos e lugares.
Tudo isso pode estar aliado a dificuldade no desenvolvimento cognitivo, na coordenação motora ampla e nas Atividades de vida diária.

Este transtorno pode ser classificado em: Autismo, Síndrome de Rett, Transtorno ou Síndrome de Asperger, Transtorno Desintegrativo da Infância e Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificação. Cada um destes transtornos citados acima necessita de um trabalho individualizado em sala de aula com metodologias adaptadas e direcionadas para que o aluno com TGD se desenvolva e possa participar melhor da sociedade quando adultas. Uma dessas adaptações são os recursos e estratégias de baixa tecnologia usadas que irá facilitar tanto o trabalho na sala de aula e na sala de recursos, quanto no seu dia-a-dia em casa com a família.
Recursos e estratégias de baixa tecnologia são equipamentos que ativam os sentidos do corpo humano usados para facilitar o desenvolvimento e melhorar as capacidades funcionais das pessoas com deficiência, segundo Bez “ Os recursos são constituidos por objetos ou equipamentos, por meio dos quais se consegue transmitir uma mensagem”. Estes podem ser confeccionados ou adquiridos em casas especializadas. Abaixo daremos alguns exemplos de recursos de baixa tecnologia.


  
Avental: Deve ser confeccionado com tecido grosso com velcro para afixar letras, símbolos ou figuras onde o aluno possa apontar com o dedo ou somente através de gestos com a cabeça ou com o olhar. É destinada a alunos com deficiencia multipla que tenha comprometimento nos membros superiores e podera ser usada tanto na sala de aula regular quanto na sala de recursos.









Prancha de comunicação:  Elas podem ser confeccionadas de cartolina e plastificadas com imagens, objetos, letras, sílabas, palavras, frases ou numerais ou ainda seguir algum tema conceitual que a professora da sala regular esteja trabalhando. Podem ser colocadas em uma pasta ou guardadas em uma caixa.O público pela qual se destina é para os alunos que tem dificuldade de memorização, atenção e linguagem e deve ser usada no momento em que se trabalha a alfabetização ou sempre que necessário. Pode ser usada em todo ambiente escolar e se a família for parceira da escola poderá utilizar também este recurso. A intervenção feita pelo professor poderá auxiliar o aluno a reconhecer e nomear as figuras e objetos conhecidos ou não.







Referencias:


BEZ. Maria Rosangela. Comunicação Alternativa e TEA. In: Curso de Atendimento Educacional Especializado. Disciplina: AEE E TGD. 2014.

http://trabajolisto.files.wordpress.com/2012/06/autista.jpg?w=460

 http://www.assistiva.com.br/tassistiva.html [acesso em 16/05/2014].




http://trabajolisto.files.wordpress.com/2012/06/autista.jpg?w=460 [acesso em 23/05/2014]


 



6 comentários:

  1. Gostei de suas observações em relação ao TGD, de uma forma clara e bem objetiva em que realizou uma resumo da Deficiência, Parabéns! A atividade com o Avental é muito interessante, pois possibilita contar historias e reconta-las, como também criar varias situações para leitura e escrita.

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  2. Sandra esses meios de comunicação postada por você é de suma importância para envolver alunos deficientes nesse processo de inclusão social , favorecendo sua comunicação.

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  3. Gostei da ideia do avental. Já uso para contar histórias, mas não tinha pensando na utilização dele como apoio no desenvolvimento de alunos com Transtorno Espectro Autista.

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  4. Nossa que bom amei a sugestão do avental, recurso prático, simples e diferente, pode-se trabalhar de várias formas, sobre a prancha de comunicação pensando no aluno em estudo do caso escolhido é de fundamental importância pois além de estimular a linguagem/comunicação, trabalha também atenção, concentração que caracteriza uma das dificuldade do aluno Miguel, muito bom colega parabéns!!!!

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  5. Gostei da sua publicação e concordo com a Maria de Jesus o avental é simples, prático e um excecelente recursos. como não tenho alunos com TEA uso pra os demais para identificação de figuras e contar histórias.

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  6. Sandra sei que você publicou com muita propriedade sobre o tema estudado, todas as estratégias apresentada no seu blog é de grande relevancia para o TEA para inseri-los socialmente. Como diz Belizario (2010) sao dinamicas das possibilidades.

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