domingo, 25 de agosto de 2013

TECNOLOGIA ASSISTIVA

RECURSO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA DEFICIÊNTES FÍSICOS

Um dos objetivos da Política da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva é “... Acessibilidade urbanística, arquitetônica, nos mobiliários e equipamentos, nos transportes, na comunicação e informação;” (BRASIL, 2010), assim sendo um dos recursos que merecem destaque é a tecnologia assistiva, pois os deficiêntes têm o direito de desenvolver particularidades pelas quais cada um necessita. 
Tecnologia Assistiva é segundo o Comitê de Ajudas Técnicas da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR) “ ... uma área do conhecimento, ... que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade das pessoas com deficiência,  ... visando sua autonomia e independência ... (CORDE/SEDH/PR, 2007), portanto qualquer objeto que transformado, possa ser usado para facilitar o aluno com deficiência a usar os programas tecnológicos será considerado uma ferramenta da acessibilidade.
Assim sendo para facilitar esta autonomia e desenvolver integralmente o aluno com deficiência física podem ser usadas várias tecnologias assistivas, dentre elas apresento o teclado colméia.
 
                                            Foto 01- Teclado coberto por uma colméia
                                            de acrílico transparente. Esta colméia é uma
                                            placa com furação iguais as teclas dos
                                                          computadores normais.

Este recurso tem o objetivo de ajudar o aluno que possua dificuldade na coordenação motora ou com movimentos involuntários na digitação.  Os furos da “colméia” são maiores e há um espaço entre o teclado e esta colméia, permitindo que o dedo ou ponteira adentre corretamente na tecla desejada.
Portanto este recurso ampliará o desenvolvimento deste aluno, principalmente nas relações com o “outro”, proporcionando maior autonomia nas atividades do dia-a-dia na escola e socialmente. Também enriquecerá a comunicação com seus pares, desenvolverá sua coordenação, tornando-os mais capazes para a aprendizagem.

Referências:
BRASIL, Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, 2010.
COMITÊ DE AJUDAS TÉCNICAS, Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da Republica (CORDE/SEDH/PR), Brasília, 2007. Acesso em 13/08/2013.


3 comentários:

  1. Olá, Sandra!

    Achei muito interessante esta apresentação que você fez da placa de acrílico, (colméia). Que é um Recuso de Acessibilidade para alunos com deficiência física ou de ordem motora. É um recurso que oportuniza ao aluno, utilizar o computador e viabiliza o acesso não só a digitação, mas, ao mundo das Tecnologias da Informação e Comunicação, amplia horizontes e cria oportunidade de mais conhecimento e autonomia. Possibilita a produção de um pequeno texto ou também de jogar um simples game educativo. Uma estratégia de ensino utilizada por muitos nas salas de recursos multifuncionais. E alguns por falta de movimentos e coordenação precisa, ficam prejudicados.
    O teclado convencional para alguns não é opção de acesso.

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  2. A tecnologia assistiva é sem dúvida um dos recursos muito importante para o desenvolvimento de nossos alunos, pois, dá-lhes autonomia e ajuda muito no desenvolvimento das atividades, o teclado com colméia estimula o aluno a adquirir esta autonomia.

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  3. Ao ler diversos textos sobre TECNOLOGIA ASSISTIVA a adaptação de hardware apresenta componentes físicos do computado e o teclado colméia pode ser de plástico ou acrílico com perfurações correspondentes a cada tecla do teclado, que quando fixada ao teclado nomal do PC tem por finalidade evitar que a pessoa que apresenta movimentos involuntários pressione teclas indesejadas. Parabéns pela aula de conhecimento,pois dessa maneira o aluno terá autonomia em suas atividades.

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