RECURSO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA
DEFICIÊNTES FÍSICOS
Um dos objetivos da Política da
Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva é “... Acessibilidade
urbanística, arquitetônica, nos mobiliários e equipamentos, nos transportes, na
comunicação e informação;” (BRASIL, 2010), assim sendo um dos recursos que
merecem destaque é a tecnologia assistiva, pois os deficiêntes têm o direito de
desenvolver particularidades pelas quais cada um necessita.
Tecnologia Assistiva é segundo o
Comitê de Ajudas Técnicas da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da
Presidência da República (SEDH/PR) “ ... uma área do conhecimento, ... que
engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que
objetivam promover a funcionalidade das pessoas com deficiência, ... visando sua autonomia e independência ...
(CORDE/SEDH/PR, 2007), portanto qualquer objeto que transformado, possa ser
usado para facilitar o aluno com deficiência a usar os programas tecnológicos
será considerado uma ferramenta da acessibilidade.
Assim sendo para facilitar esta
autonomia e desenvolver integralmente o aluno com deficiência física podem ser usadas
várias tecnologias assistivas, dentre elas apresento o teclado colméia.
Foto 01- Teclado coberto por uma colméia
de
acrílico transparente. Esta colméia é uma
placa
com furação iguais as teclas dos
Este recurso tem o objetivo de ajudar
o aluno que possua dificuldade na coordenação motora ou com movimentos
involuntários na digitação. Os furos da
“colméia” são maiores e há um espaço entre o teclado e esta colméia, permitindo
que o dedo ou ponteira adentre corretamente na tecla desejada.
Portanto este recurso ampliará o
desenvolvimento deste aluno, principalmente nas relações com o “outro”,
proporcionando maior autonomia nas atividades do dia-a-dia na escola e
socialmente. Também enriquecerá a comunicação com seus pares, desenvolverá sua
coordenação, tornando-os mais capazes para a aprendizagem.
Referências:
BRASIL, Secretaria de
Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da
Educação Inclusiva. Brasília, 2010.
COMITÊ DE AJUDAS
TÉCNICAS, Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da Republica
(CORDE/SEDH/PR), Brasília, 2007. Acesso em 13/08/2013.
Olá, Sandra!
ResponderExcluirAchei muito interessante esta apresentação que você fez da placa de acrílico, (colméia). Que é um Recuso de Acessibilidade para alunos com deficiência física ou de ordem motora. É um recurso que oportuniza ao aluno, utilizar o computador e viabiliza o acesso não só a digitação, mas, ao mundo das Tecnologias da Informação e Comunicação, amplia horizontes e cria oportunidade de mais conhecimento e autonomia. Possibilita a produção de um pequeno texto ou também de jogar um simples game educativo. Uma estratégia de ensino utilizada por muitos nas salas de recursos multifuncionais. E alguns por falta de movimentos e coordenação precisa, ficam prejudicados.
O teclado convencional para alguns não é opção de acesso.
A tecnologia assistiva é sem dúvida um dos recursos muito importante para o desenvolvimento de nossos alunos, pois, dá-lhes autonomia e ajuda muito no desenvolvimento das atividades, o teclado com colméia estimula o aluno a adquirir esta autonomia.
ResponderExcluirAo ler diversos textos sobre TECNOLOGIA ASSISTIVA a adaptação de hardware apresenta componentes físicos do computado e o teclado colméia pode ser de plástico ou acrílico com perfurações correspondentes a cada tecla do teclado, que quando fixada ao teclado nomal do PC tem por finalidade evitar que a pessoa que apresenta movimentos involuntários pressione teclas indesejadas. Parabéns pela aula de conhecimento,pois dessa maneira o aluno terá autonomia em suas atividades.
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