REFLEXÃO SOBRE O
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NAS SALAS DE RECURSOS
Sabemos
que cada vez mais a inclusão está fazendo parte das nossas escolas e desafiando
todos os envolvidos não só preferencialmente professores, mas alunos,
funcionários e toda a comunidade. O papel da escola é muito importante já que é
um espaço de socialização e de observação das diversas demanda do público alvo
da modalidade de educação especial. Para garantir uma educação inclusiva de
qualidade devemos fazer das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), um lugar
onde se efetive verdadeiramente a aprendizagem e a convivência com as
diferenças. O professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) deve ser
o mediador desta aprendizagem com os demais profissionais, este professor deve
ter em mente que será a formadora social na formação deste cidadão, para isso
faz-se necessário o uso de recursos pedagógicos diferenciados, adaptações de
estratégias, conteúdos, procedimentos, instrumentos e a utilização de
tecnologias como apoio que possa possibilitar o desenvolvimento dos alunos com
deficiência. Deve-se também atuar junto aos professores da Unidade Escolar e
ser interlocutor de informações sobre as deficiências, fazendo o papel de
formador, acompanhando e assegurando a integração social do aluno no meio
escolar, para que o mesmo amplie o seu desenvolvimento com seriedade e
compromisso. O primeiro instrumento de efetivação do AEE nas SRM é o estudo de
caso do aluno em questão, pois através da observação, entrevistas e avaliações poderão
ser identificadas as potencialidades e dificuldades que o mesmo possua. É
importante realizar uma parceria com a família para conhecer mais detalhes do
desenvolvimento das relações familiares, amizades, apoio de especialistas
existentes, tratamentos e medicamentos que o mesmo usa, além de oferecer
orientações aos pais e informações sobre como trabalhar em casa, o que está
sendo oferecido aos seus filhos na escola e como está sendo a evolução do mesmo.
Ao conversar com os professores, teremos um conhecimento da aprendizagem deste
aluno, sendo evidenciado o que ele sabe fazer e não enumerando o que ele não
sabe. A partir daí o professor do AEE estabelecerão objetivos a serem traçados
para oportunizar a aprendizagem para todos. O Plano de AEE será a trajetória
que o professor irá traçar para que esses objetivos sejam alcançados, ou seja, todas
as medidas de mudanças no contexto escolar e social para que o processo de
inclusão possa acontecer de fato. Portanto, o trabalho nas SRM envolve o
atendimento, planejamento e a integração de todos os envolvidos da escola no
processo e sucesso integral do educando com deficiência.
Concordo com você Sandra quando diz que O professor de (AEE) deve ser o mediador da aprendizagem com os demais profissionais envolvidos no processo. Muitos são os desafios, más acredito que se houver parcerias entre família, professor da sala regular e professor de AEE, se realizará um trabalho significativo e que realmente fará diferença na vida do aluno, realizando o estudo de caso e depois o planejamento, onde será focado na real necessidade do mesmo.
ResponderExcluirSandra seu texto é maravilhoso e bem explicadinho.
ResponderExcluirO envolvimento de todos da escola é essencial no processo de inclusão do aluno especial,aqui na minha escola temos uma grande problema que é a falta de alguns pais,alegando vários problemas para não vir a escola e sem essa parceria fica difícil o trabalho do AEE.