domingo, 4 de agosto de 2013

REFLEXÕES E FECHAMENTO



REFLEXÃO SOBRE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NAS SALAS DE RECURSOS
Sabemos que cada vez mais a inclusão está fazendo parte das nossas escolas e desafiando todos os envolvidos não só preferencialmente professores, mas alunos, funcionários e toda a comunidade. O papel da escola é muito importante já que é um espaço de socialização e de observação das diversas demanda do público alvo da modalidade de educação especial. Para garantir uma educação inclusiva de qualidade devemos fazer das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), um lugar onde se efetive verdadeiramente a aprendizagem e a convivência com as diferenças. O professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) deve ser o mediador desta aprendizagem com os demais profissionais, este professor deve ter em mente que será a formadora social na formação deste cidadão, para isso faz-se necessário o uso de recursos pedagógicos diferenciados, adaptações de estratégias, conteúdos, procedimentos, instrumentos e a utilização de tecnologias como apoio que possa possibilitar o desenvolvimento dos alunos com deficiência. Deve-se também atuar junto aos professores da Unidade Escolar e ser interlocutor de informações sobre as deficiências, fazendo o papel de formador, acompanhando e assegurando a integração social do aluno no meio escolar, para que o mesmo amplie o seu desenvolvimento com seriedade e compromisso. O primeiro instrumento de efetivação do AEE nas SRM é o estudo de caso do aluno em questão, pois através da observação, entrevistas e avaliações poderão ser identificadas as potencialidades e dificuldades que o mesmo possua. É importante realizar uma parceria com a família para conhecer mais detalhes do desenvolvimento das relações familiares, amizades, apoio de especialistas existentes, tratamentos e medicamentos que o mesmo usa, além de oferecer orientações aos pais e informações sobre como trabalhar em casa, o que está sendo oferecido aos seus filhos na escola e como está sendo a evolução do mesmo. Ao conversar com os professores, teremos um conhecimento da aprendizagem deste aluno, sendo evidenciado o que ele sabe fazer e não enumerando o que ele não sabe. A partir daí o professor do AEE estabelecerão objetivos a serem traçados para oportunizar a aprendizagem para todos. O Plano de AEE será a trajetória que o professor irá traçar para que esses objetivos sejam alcançados, ou seja, todas as medidas de mudanças no contexto escolar e social para que o processo de inclusão possa acontecer de fato. Portanto, o trabalho nas SRM envolve o atendimento, planejamento e a integração de todos os envolvidos da escola no processo e sucesso integral do educando com deficiência.

2 comentários:

  1. Concordo com você Sandra quando diz que O professor de (AEE) deve ser o mediador da aprendizagem com os demais profissionais envolvidos no processo. Muitos são os desafios, más acredito que se houver parcerias entre família, professor da sala regular e professor de AEE, se realizará um trabalho significativo e que realmente fará diferença na vida do aluno, realizando o estudo de caso e depois o planejamento, onde será focado na real necessidade do mesmo.

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  2. Sandra seu texto é maravilhoso e bem explicadinho.
    O envolvimento de todos da escola é essencial no processo de inclusão do aluno especial,aqui na minha escola temos uma grande problema que é a falta de alguns pais,alegando vários problemas para não vir a escola e sem essa parceria fica difícil o trabalho do AEE.

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