segunda-feira, 11 de novembro de 2013

AUDIODESCRIÇÃO: OS TRÊS PORQUINHOS

O vídeo "Os três porquinhos é uma audiodescrição dublada de um dos contos mais populares do mundo. Possui uma linguagem simples e um tom de voz adequado para cada cena. As vozes remetem tons graves onde demonstra bravura, raiva e dor e tons leves onde representam inocência, medo e o som de vários instrumentos musicais. O uso das músicas enriquecem a audiodescrição. O uso deste recurso é muito valioso para todos os alunos e principalmente para os deficientes visuais pois irá permitir trabalhar valores, estimulará a linguagem oral e sensorial, a sequencia de começo, meio e fim e pode-se trabalhar os tipos de moradia. O aluno com DV terá a oportunidade de dar asas a imaginação e construir suas próprias reflexões a cerca do que foi trabalhado.

LINK: www.youtube.com/watch?v=22cmg2wnirs

terça-feira, 15 de outubro de 2013

JOGO PARA DI



SUGESTÃO DE JOGO QUE FACILITA O DESENVOLVIMENTO E A APRENDIZAGEM DO ALUNO COM DEFICIENCIA INTELECTUAL

Sabemos da importância do brincar em todas as fases das crianças, pois além de proporcionar uma saúde física, emocional e intelectual promove a integração e eleva momentos de prazer. Para a criança com deficiência intelectual este “brincar” é muito importante, pois estará estimulando o desenvolvimento cognitivo e motor do mesmo.
Na escola não deve ser diferente, o aluno com deficiência intelectual atendido na sala de recurso multifuncional deve ser estimulado com jogos e atividades que desenvolva a autoconfiança, a autoestima, a interação, a memória e a atenção, pois é através disso  que o mesmo terá oportunidade de vencer os obstáculos e de ser preparados para a vida em sociedade. Na imagem a seguir exemplificamos um jogo que poderá ser utilizado no AEE com alunos com DI.



Este jogo deverá ser confeccionado em EVA colorido com aplicativos atrativos e números grandes colados. Ele estimulará a motricidade, a percepção viso-motora, a atenção, a concentração, movimento de pinça, comparação entre curvas e retas, além de ampliar as noções de quantidade e contagem e desenvolver a linguagem oral. O professor do AEE poderá estimular esta atividade usando o manuseio do aluno pelo tato para identificar semelhanças e diferenças entre as peças, números e desenhos.
Portanto este recurso ampliará o desenvolvimento deste aluno, proporcionando maior conhecimento dos números de uma forma agradável tornando a aprendizagem deste conteúdo mais fácil.